O Cadastro do Auxílio Brasil será feito pelo CadÚnico
2 min read
Auxílio Brasil pode substituir o Bolsa Família. Para receber o parcelamento, as informações cadastrais no CadÚnico devem estar atualizadas.
O governo pretende lançar um novo programa de transferência de renda, denominado Auxílio Brasil. Tem potencial para substituir o Bolsa Família, garantindo maior cobertura e reequilíbrio das prestações médias. No entanto, o orçamento alocado para criar o plano ainda está em um impasse.
Em qualquer caso, é importante já entender como funcionará o processo de incorporação de benefícios. O governo afirmou que o CadÚnico deve ser usado como referência na verificação da lista de beneficiários. De modo geral, as pessoas que aderiram ao programa de assistência à família já estão incluídas neste banco de dados.
Por outro lado, a novidade diz respeito ao padrão mínimo a ser considerado: todas as pessoas vinculadas ao CadÚnico devem atualizar seus cadastros em tempo hábil. Isso reduzirá o risco de ser excluído do Auxílio Brasil por informações incertas no futuro.
Confirmação de cadastro no Auxílio Brasil
Como o Auxílio Brasil substituirá o Bolsa Família, o beneficiário deve se registrar no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, todos os cidadãos devem atender aos requisitos específicos do novo plano. Este padrão será lançado após o lançamento oficial do Auxílio Brasil.
Caso o titular não seja cadastrado no CadÚnico, pode-se cadastrar no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou no posto de atendimento unificado mais próximo
No local, o responsável pela família deverá possuir CPF ou Título de Eleitor próprio e um dos seguintes documentos de outro familiar:7
- CPF;
- RG;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), para indígenas.
No CRAS ou no posto de atendimento, um funcionário fará todos os procedimentos para registros e, depois, informará a situação.
Para Consultar a inscrição no CadÚnico
Se você já é cadastrado no Cadastro Único, pode verificar e atualizar seus dados diretamente por meio do aplicativo “Meu CadÚnico” (iOS ou Android). Na plataforma, você ainda pode fazer perguntas sobre o banco de dados.
A Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses do Bolsa Família, tem um número de discagem gratuita. Basta discar 0800 707 2003 de qualquer lugar do país para esclarecer qualquer dúvida.