5 de julho de 2022

WConcursos

Os Melhores Concursos

O Cadastro do Auxílio Brasil será feito pelo CadÚnico

2 min read

Auxílio Brasil pode substituir o Bolsa Família. Para receber o parcelamento, as informações cadastrais no CadÚnico devem estar atualizadas.

O governo pretende lançar um novo programa de transferência de renda, denominado Auxílio Brasil. Tem potencial para substituir o Bolsa Família, garantindo maior cobertura e reequilíbrio das prestações médias. No entanto, o orçamento alocado para criar o plano ainda está em um impasse.

Em qualquer caso, é importante já entender como funcionará o processo de incorporação de benefícios. O governo afirmou que o CadÚnico deve ser usado como referência na verificação da lista de beneficiários. De modo geral, as pessoas que aderiram ao programa de assistência à família já estão incluídas neste banco de dados.

Por outro lado, a novidade diz respeito ao padrão mínimo a ser considerado: todas as pessoas vinculadas ao CadÚnico devem atualizar seus cadastros em tempo hábil. Isso reduzirá o risco de ser excluído do Auxílio Brasil por informações incertas no futuro.

Confirmação de cadastro no Auxílio Brasil

Como o Auxílio Brasil substituirá o Bolsa Família, o beneficiário deve se registrar no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, todos os cidadãos devem atender aos requisitos específicos do novo plano. Este padrão será lançado após o lançamento oficial do Auxílio Brasil.

Caso o titular não seja cadastrado no CadÚnico, pode-se cadastrar no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou no posto de atendimento unificado mais próximo

No local, o responsável pela família deverá possuir CPF ou Título de Eleitor próprio e um dos seguintes documentos de outro familiar:7

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), para indígenas.

No CRAS ou no posto de atendimento, um funcionário fará todos os procedimentos para registros e, depois, informará a situação.

Para Consultar a inscrição no CadÚnico

Se você já é cadastrado no Cadastro Único, pode verificar e atualizar seus dados diretamente por meio do aplicativo “Meu CadÚnico” (iOS ou Android). Na plataforma, você ainda pode fazer perguntas sobre o banco de dados.

A Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses do Bolsa Família, tem um número de discagem gratuita. Basta discar 0800 707 2003 de qualquer lugar do país para esclarecer qualquer dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.